sexta-feira, janeiro 18, 2008

Museu da Cultura Cigana




Matéria publicada em 6/10/2007 - Cultura cigana ganha museu no Brasil.

Maxpress Net, Jornal Novas Técnicas (*18).


Uma iniciativa espetacular!

O museu destaca por meio de grandes telas e painéis em impressão digital, a história dos diferentes povos ciganos além de retratar o quanto essa cultura influenciou a música, as artes, a culinária e as danças em diferentes povos.

Único no país e o primeiro que se tem notícia no mundo, o Museu Escola da História da Cultura Cigana já está em funcionamento na cidade de Santo André, estado de São Paulo, alicerçado na história de uma das etnias mais polêmicas e apaixonantes do planeta.

Das perseguições sofridas pelos faraós egípcios, pela Santa Inquisição da Igreja Católica e pelo regime nazista de Adolf Hitler, surge um preconceito em todo o mundo que encobriu a verdadeira cultura cigana, cuja raiz é a liberdade de expressão, alicerce em que os idealizadores do museu se basearam para direcionar o trabalho e as exposições.

"O aspecto lúdico do museu ficará por conta do mundo mágico que cerca toda a tradição cigana: danças, mistérios, lendas, a prática da adivinhação, cartas, quiromancia e os mais diversos rituais baseados nas forças dos elementos da natureza que estaremos mostrando aqui", diz Albino Granado.

O museu destaca por meio de grandes telas e painéis em impressão digital, a história dos diferentes povos ciganos além de retratar o quanto essa cultura influenciou a música, as artes, a culinária e as danças em diferentes povos.

Os visitantes também farão uma viagem pela inspiradora magia do circo, influenciado e comandado por muitos empresários, saltimbancos, artistas e domadores ciganos. Outro destaque é o ateliê do cigano calón Daniel Rolim, com peças de artesanato em cobre, bronze e ouro, feitas no local.

"O respeito à família, sua origem e identidade são marcas que estarão dispostas em todos os painéis do Museu, que deverá atrair visitantes de todas as idades assim como pesquisadores, professores e universitários", conta Albino Granado, pesquisador e estudioso da cultura cigana, e coordenador geral do museu.

Uma visita ao Museu Escola da História da Cultura Cigana revelará ainda que muitas celebridades brasileiras e internacionais são de fato, filhos legítimos de ciganos e/ou descendentes de povos ciganos. Presidentes, atores, atrizes, palhaços, cientistas e muitos outros trataram em vida de forma diferente as suas origens, ora escondendo-as para não sofrerem preconceito, ora orgulhando-se e ajudando a preservar esta importante identidade cultural mundial.

"Foram anos de pesquisa histórica, a seleção de mais de 1500 fotos e centenas de peças para chegarmos a um resultado que fosse capaz de mostrar o valor da trajetória desse povo, que tanto contribuiu para a história das mais diversas sociedades", diz Marcos Dechechi, pesquisador, publicitário, escritor e um dos idealizadores do Museu.

Outro diferencial interessante do espaço é o fato de ser um museu escola. Serão selecionados estagiários das faculdades de turismo para serem treinados como monitores e recepcionistas, com direito a certificado de estágio.

O museu foi montado com recursos dos idealizadores, patrocínios e doações de empresas da região, que deram sua contribuição para que o projeto saísse do papel e fosse capaz de estimular nas pessoas valores de cidadania, participação solidária e respeito às diferenças culturais.

Faz parte da programação, a realização de cursos práticos e teóricos, conferências, debates, seminários sobre as tradições ciganas e além de promover intercâmbio com instituições congêneres do Brasil e do exterior.


Museu Escola da História da Cultura Cigana

Rua Igaraçu, 146 - Vila FlorestaSanto André

Telefone: (11) 6829-2164

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More