sexta-feira, setembro 04, 2009

Dhampir: o Vampiro Cigano






Os ciganos estão ligados ao vampirismo como auxiliares de Conde Drácula, situação imortalizada na obra máxima de Bram Stoker, Drácula. Os servos ciganos de Drácula morreriam (ou, principalmente, matariam) pelo seu Mestre, entrando em luta com o grupo que foi destruí-lo no final da obra de Stoker. Mas a realidade é mais complexa e os ciganos europeus também têm o seu mito vampírico: dhampir.
Os ciganos acreditavam que alguns vampiros tinham um desejo sexual insaciável, retornando das sepulturas para fazer amor com sua viúva ou uma jovem da sua escolha, sendo que a repetição das visitas levaria a mulher a ficar grávida. O filho desta relação era denominado "dhampir", sendo que este tinha poderes especiais para detectar e destruir o vampiro.
Alguns "dhampirs" modernos entre os ciganos da Europa Oriental vangloriavam-se de sua habilidade em localizar o vampiro, que era morto a tiros depois de localizado fora da sua sepultura. Outros que se autodenominavam "dhampirs" complementavam sua renda oferecendo-se como caçadores de vampiros, embora o "dhampir" era um membro normal da comunidade de ciganos e tivesse que proteger sua comunidade. Já outros ciganos acreditam que o verdadeiro "dhampir" possuía um corpo escorregadio, gelatinoso e que tinha vida curta, crença esta derivada do conhecimento de que os vampiros não têm ossos. Os poderes do "dhampir" podiam ser transferidos para a prole masculina e, em última instância, através de uma linhagem familiar. As habilidades para caçar vampiros poderiam ser herdadas, mas não ensinadas e, conseqüentemente, aprendidas.
Scott Baker escreveu um romance sobre os "dhampirs", associando-os a uma linhagem de "dhampirs" originados na família de Elizabeth Bathory, famosa condessa que torturou e assassinou várias jovens virgens, desejando o sangue das suas vítimas para manter-se eternamente jovem.

Artigo escrito e pesquisado por Orivaldo Leme Biagi, tendo sido publicado originalmente no fanzine Juvenatrix.

Read more...
Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More