domingo, maio 29, 2005

A GRANDE MÃE DOS CIGANOS

O mês de maio é muito importante para o povo cigano, pois nele comemora-se o dia de Santa Sarah Kali, sua padroeira universal e Grande Mãe. Dizem que Sara era uma escrava de origem egípcia, por causa da cor de sua pele, ela tinha uma tez escura. Sarah teria acompanhado de perto a vida de Jesus. Este lhe devotava grande carinho, por ela ter sido companheira fiel de sua mãe Maria. Fala-se até que Sarah auxiliou no nascimento do Mestre, sendo sua parteira.

Logo após o desencarne de Jesus, Maria sua mãe, Maria Madalena, Maria Jacobé e Sarah foram atiradas bruscamente ao mar, dentro de um pequeno barco sem remos e sem quaisquer provisões, e ordenadas a seguir para o Sul da França. As Três Marias desesperadas choravam e oravam sucessivamente. Sarah, com sua fé inabalável, pôs-se a rezar, de forma fervorosa, prometendo a Deus que se todas fossem salvas, pelo resto de sua vida, manteria sua cabeça coberta por um lenço como forma de gratidão e respeito. Elas enfrentaram tempestades, mas à medida que o barco avançava as águas revoltas iam se acamando. Esta travessia turbulenta culminou com a chegada da singela embarcação, entre os dias 24 e 25 de maio, numa pequena praia que se tornou conhecida como Maries-de-la-Mer.

Neste local, ainda hoje, entre os dias 24 e 25 de maio, em uma noite de vigília, um grande número de romeiros, ciganos ou não, visita o abençoado lugarejo. Mulheres depositam aos pés de Santa Sarah o mais bonito lenço que encontram, para agradecer pelos filhos que tiveram, pois Santa Sarah é protetora também daquelas que desejam engravidar. Uma cigana não aceita a idéia de uma vida sem filhos. Sarah representa a força da natureza, o ventre da mãe, os braços abertos de quem espera infinitamente pelo retorno dos entes queridos, a fé de todos aqueles que foram abandonados e, injustamente, postos às margens da vida. Por todos estes motivos Sarah Kali é adorada pelos ciganos. Este povo acolheu-a como a Grande Mãe vinda das águas.

O sobrenome Kali foi acrescentado ao nome de Sarah por causa da origem indiana dos ciganos. Este povo, adepto da filosofia hindu, adorava Kali, que é esposa de Shiva e também a Mãe Divina, ligada à natureza. E assim, se formou através dos anos um sincretismo religioso entre os Orixás e os Santos Católicos. Neste mesmo elo de crenças, os ciganos vinculam a figura de Sarah à deusa indiana Kali.

No dia 24 de maio, dedicado a Santa Sarah Kali, não devemos esquecer de agradecer por sua proteção. Para aqueles que se encontram aflitos, segue esta pequena oração que deve ser feita com um copo de água.

ORAÇÃO A SANTA SARAH KALI

Sarah, Sarah, Sarah! Foste escrava de José de Arimatéia e no mar foste abandonada. Teus milagres no mar se sucederam e como santa te tornaste, à beira do mar chegaste e os ciganos te acolheram (FAÇA O SEU PEDIDO). Sarah, Rainha Mãe dos Ciganos, tu os ajudastes e eles te consagraram com sua protetora de Mãe vinda das águas. Sarah, mãe dos aflitos, a ti imploro proteção para o meu corpo, luz para os meus olhos enxergarem até no escuro, luz para o meu espírito (PEÇA POR SUA INTUIÇÃO) e amor para os irmãos de todas as raças.

Aos pés de Maria Santíssima, tu, Sarah, me colocarás e a todos aqueles que me cercam para que possamos vencer as agruras que a Terra nos impõe. Sarah, Sarah, Sarah, não sentirei dores e nem temores; espíritos perdidos não me encontrarão e assim como conseguiste o milagre do mar, a todos que me desejarem mal, tu Sarah, com a força das águas me fará vencer (TOMAR 3 GOLES DE ÁGUA PEDINDO AQUILO QUE DESEJA). Sarah, Sarah, Sarah, continuarei caminhando sem parar e assim com as caravanas passam, no meu interior tudo passará, e a união comigo ficará, teus ensinamentos deixarás e sentirei o perfume das caravanas em contínuo movimento deixando rastros de alegria e felicidade. Amai-me Sarah, para que eu possa ajudar a todos que me procuram. Ajudado (a) pelos poderes dos meus irmãos ciganos serei alegre e compreensivo (a) com os que me cercam. Corre Céu, corre na Terra, corre no Mundo e Sarah, Sarah, Sarah, sempre à minha frente estarás. Assim como os ciganos pedem:

Sarah, fiques sempre à minha frente, atrás de mim, do meu lado direito e do meu lado esquerdo e assim dizendo, serei protegido (a) como os ciganos e tu Sarah, me ensinarás a caminhar e perdoar. (REZAR 3 AVE-MARIAS) A primeira, para Santa Sarah, a segunda para os Ciganos e a terceira para você.

Read more...
Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More