quinta-feira, junho 07, 2007

Astrologia Cigana – Por André Mantovanni

Os ciganos carregam em si magias e mistérios que ultrapassam os limites do tempo..
Criam suas próprias leis, amam a natureza, exaltam as criaturas divinas e acreditam num Deus poderoso, soberano, bondoso e justo.
Com a peregrinação pelo mundo afora, muitas lendas se teceram em volta de suas histórias, porém, sabemos que eles precisavam cultuar hábitos e crenças próprias que estivessem intimamente ligadas ao seu cotidiano e ao meio em que pertenciam.
Alguns estudos revelam que eles chegaram a ser adeptos da astrologia dos caldeus, mas se sentiram invadidos pela cultura de povos estranhos e então começaram a observar os astros e as constelações para criarem sua própria visão astrológica que ainda hoje é pouco ou nada divulgada no Ocidente.
Para eles a “Astrologia Cigana” não é uma ciência, como a Astronomia mas pode revelar de forma mágica os mistérios do mundo dos humanos.
Como a astrologia dos caldeus, a dos ciganos tem também doze signos.
Cada um deles tem suas características próprias, planetas regentes, influências espirituais, determinam características de personalidade e regem algumas datas específicas que se repetem todos os anos.
Foi criada pelos ciganos Kakus (feiticeiros) em suas caminhadas pelas estradas banhadas de luar e pelas lendas vindas da velha e misteriosa Índia.
Os gregos foram os primeiros a traçar horóscopos individuais, tendo por base a posição dos planetas.
Em sua estada na Grécia, os ciganos, sempre ligados em assuntos místicos, aprenderam algo desta técnica e aprimoraram de acordo com o que acreditavam.
Como os babilônios, os ciganos aceitam a teoria da elipse, representando o curso do Sol durante o ano, dividida por doze constelações, cada divisão com trinta graus.
Os ciganos, como todos os povos místicos, levam a sério a astrologia, porém, à sua maneira.
Toda astrologia antiga acreditava também na força dos quatro elementos: fogo, ar, água e terra e para os ciganos esses elementos são as representações máximas do Universo e as suas criações, por isso os signos ciganos estão intimamente ligados a esses elementos.
Muitos povos viu as constelações de modo diferente e deu nomes aos signos de acordo com o que acreditavam ou sabiam.
Para os ciganos os signos eram chamados por nomes um tanto diferentes: Punhal, Coroa, Candeias, Roda, Estrela, Sino, Moeda, Adaga, Machado, Ferradura, Taça e Capelas.
Esses doze signos ciganos correspondem aos doze signos do zodíaco e carregam em si a magia de um povo que acredita na vida com alegria.
Os ciganos sempre foram ligados em quiromancia e muitas outras formas de adivinhação e magia.
Usavam esses caminhos para se conectar com as forças superiores e receber as mensagens dos deuses.
Por ser uma cultura passada de geração em geração através da palavra falada e não da escrita, não existe ainda até os dias de hoje registros concretos sobre as origens e descobertas da astrologia cigana, assim como a própria origem deste povo também.
Parte de suas lendas e histórias contadas no passado, revelam que na Núbia, próximo ao deserto de Saara, observando as estrelas e os corpos celestes, eles criaram o seu próprio horóscopo.
Para descobrir qual é o seu signo cigano confira na tabela abaixo qual corresponde a sua data de nascimento:

PUNHAL (21/03 A 20/ 04)Este é o signo da luta e da vontade de vencer. Representa também a honra, a vitória e o êxito. Os ciganos usavam o punhal para abrir matas, sendo então,símbolo de superação e pioneirismo, impulsividade e coragem. Os nativos do “Punhal” são geralmente impacientes, agitados, sinceros, autênticos, firmes em seus objetivos pessoais, donos de si mesmos e jamais desistem de seus planos e metas.De temperamento agressivo mostram ao mundo ousadia, garra e determinação porém, odeiam ser subestimados. Amam demais, chegam a ser impulsivos e possessivos. Tem muita energia e adoram sexo. Não são econômicos e com o tempo aprendem a controlar o dinheiro. No trabalho devem exercer cargos de chefia e liderança.Planeta regente: MarteCor de sorte: vermelhoPedras de proteção pessoal: rubi, granada e diamanteIncenso: Aloe veraMetais: ferro e imãPlantas: pimenta, mostarda e arrudaAnimais: lobo, cavalo, tigre e galo

COROA (21/04 a 20/05)Este é o signo da nobreza, simbolizando o amor puro, a força, o poder e a elegância. Os nativos da “Coroa” , geralmente são valorizados e possuem um lugar de destaque no mundo. Lutam pelo que querem de forma honesta e buscarão estabilidade em seus relacionamentos e em diversas situações da vida.Nasceram para administrar, serem donos do próprio trabalho e apreciaram a segurança financeira, evitando assim aventuras com o dinheiro. Por carregarem um forte vínculo com as emoções e os sentimentos, por vezes sofrerão sem motivo. Costumam ser românticos, fiéis no amor e nas amizades. São sensíveis, gostam das artes e tem grande criatividade. Precisam prestar atenção para não viverem num mundo de fantasias e perderem oportunidades na vida.Planeta regente: VênusCor de sorte: verdePedras de proteção pessoal: esmeralda e água-marinhaIncenso: AlmíscarMetais: cobre e ouroPlantas: violeta ou macieira.Animais: cisne, pombo e cachorro.
]
CANDEIAS (21/05 a 20/06)Este é o signo que simboliza as luzes da sabedoria, a clareza de idéias e a busca pela verdade. Nas histórias ciganas as candeias eram usadas para iluminar os acampamentos e as noites escuras e por isso também representam a vivacidade do espírito e a esperteza da mente para enfrentar qualquer desafio. Os nativos das “Candeias” são comunicativos, fazem amigos com facilidade, são muito versáteis e adaptáveis a qualquer tipo de mudança.O intelecto é um ponto forte e geralmente adoram estudar, pesquisar e raciocinar para encontrar soluções. No amor dificilmente desistem de suas conquistas, mesmo que o envolvimento afetivo não seja tão intenso, porém, são mais razão do que emoção e jamais terão preconceito ou discriminação. A força de seus pensamentos é tão forte que quando desejam muito algo, conseguem concretizar.Planeta regente: MercúrioCor de sorte: amareloPedras de proteção pessoal: ágatas coloridas e jaspeIncenso: lavandaMetal: ouroPlantas: margaridas e hortelãAnimais: borboletas e papagaio.

RODA (21/06 a 21/07)Este signo representa as emoções e é muito sentimental. Os nativos deste signo são românticos, ligados à família e só são felizes quando encontram um parceiro ideal. Magoam-se com muita facilidade, são dóceis e amáveis, porém quando se irritam conseguem ir para o extremo de irritação e agressividade. Geralmente são ciumentos, nostálgicos, demonstram insegurança e uma vida com altos e baixos, mas sempre conseguem vencer as adversidades.Planeta regente: Lua Cor de sorte: brancoPedras de proteção pessoal: pedra da Lua e opala Incenso: MirraMetais: prataPlantas: Chicória e dama da noite.Animais: peixes e coruja.

ESTRELA (22/07 a 22/08)Este signo representa a estrela do povo cigano que guia, ilumina e traz proteção. Os nativos deste signo costumam ter sucesso na vida, mas precisam buscar a evolução do espírito e da matéria. São otimistas, nasceram para brilhar, onde passam são notadas pois conseguem contagiar a todos com seu alto astral e atrair as pessoas.Possuem garra, força, resistência e são um tanto possessivos. Na maioria das vezes querem para si tudo que desejam. Quem for regido pela “Estrela” será otimista, alegre, viverá cercado por muitos amigos, terá grandes oportunidades em seu destino e sempre será o centro das atenções.Planeta regente: SolCor de sorte: douradoPedras de proteção pessoal: citrino, brilhante e pedra do solIncenso: girassol e jasmimMetais: ouroPlantas: Louro, girassol e açafrãoAnimais: leão, gato e tigre

SINO (23/08 a 22/09)Este signo representa a busca pela perfeição e exatidão de todas as coisas. Nas lendas o sino também era usado como um relógio e, por isso, o povo cigano associou este símbolo à pontualidade, disciplina e firmeza interior. Os nativos do “Sino” são ambiciosos, organizados e objetivos. Lidam com a vida de forma prática e sempre conseguem superar as dificuldades pela força interior que possuem.Costumam se apegar aos detalhes e sabem que isso pode fazer toda a diferença, porém chegam a ser críticos ao extremo analisando a tudo e a todos. São inteligentes, fiéis e prestativos. Gostam das coisas bem arrumadas, apreciam a moda, a decoração e são de extremo bom gosto.Planeta regente: Mercúrio Cor de sorte: cinzaPedras de proteção pessoal: esmeralda ou piritaIncenso: canelaMetal: ouroPlantas: verbena, laranjeira e erva cidreiraAnimais: andorinha, pavão e cachorro.

MOEDA (23/09 a 22/10)Este signo representa o equilíbrio e ao sentimento de justiça. Os nativos deste signo conhecerão a riqueza de uma vida espiritual abundante e conseqüentemente a fortuna material. Para os ciganos, a Moeda unifica opostos que se complementam: cara é o ouro material, e coroa o ouro espiritual.Quem nasce sob esta proteção geralmente tem muita sensibilidade, adora vivenciar o romantismo dos relacionamentos e de forma um tanto idealista gostaria que o mundo fosse mais “cor-de-rosa”. Naturalmente atrairão a atenção das pessoas para si. Adoram ajudar os outros à resolverem algum problema difícil e por isso terão muitos amigos pela vida. Possuem talentos artísticos e sensibilidade.Planeta regente: VênusCor de sorte: rosaPedras de proteção pessoal: cristal de quartzo-rosa e lápis-lazuli Incenso: rosasMetais: cobre Plantas: lírio, rosas e amor-perfeitoAnimais: pavão e faisão .

ADAGA (23/10 a 21/11)Este signo está associado ao amadurecimento, a força interior e as transformações da vida.Para os costumes ciganos quando o menino sai da adolescência e ingressa na vida adulta ele recebe em um ritual uma adaga que simboliza sua transição. Desta forma também esta Adaga anuncia uma vida cercada de mudanças necessárias e crescimento interior.Os nativos deste signo possuem uma personalidade forte, são misteriosos, sedutores, irresistíveis. Se direcionarem suas energias para o bem receberão prestígio do mundo. Percebem com facilidade tudo que está ao seu redor, gostam de se aprofundar em suas buscas e constantemente se envolvem em paixões intensas. A sexualidade é um ponto forte em suas vidas, são impulsivos e falam o que sentem sem pensar mesmo que magoem os outros, depois se arrependem e voltam atrás.Planeta regente: PlutãoCor de sorte: vermelhoPedras de proteção pessoal: água-marinha, topázio e turmalina negraIncenso: absintoMetais: estanhoPlantas: gengibre, pimenta e rosas vermelhas.Animais: escorpião, serpente e borboletas.

MACHADO (22/11 a 21/12)Este signo simboliza a liberdade e a expansão dos horizontes. Para os ciganos o “Machado” pode destruir qualquer bloqueio ou romper qualquer limite. Os nativos deste signo amam a liberdade, não gostam de regras ou convenções e dificilmente criam raízes profundas em qualquer situação. Detestam a rotina, tem força para romper os obstáculos e está sempre em movimento.De espírito aventureiro terão vontade de desbravar mundos desconhecidos e o temperamento explosivo poderá conferir a imagem de agressividade. São otimistas, valentes e podem se apaixonar com muita facilidade, mas ao mesmo tempo se desencantam rapidamente, alguns temem o casamento e o compromisso.Planeta regente: JúpiterCor de sorte: laranjaPedras de proteção pessoal: safira e olho-de-tigre Incenso: Noz-moscada Metais: bronzePlantas: manjericão, cravos e gerânio.Animais: águia, perdiz e macaco.

FERRADURA ( 22/12 a 20/01)Este signo simboliza os esforços, o trabalho e construção. Para os costumes ciganos este é um talismã muito poderoso que atrai a boa sorte, traz a fortuna e afasta o azar. Os nativos da “Ferradura” possuem bom senso, são prudentes, realistas, sérios e, às vezes mal humorados. Precisam de mais leveza para terem bem estar e paz interior. Geralmente são ambiciosos, não medem esforços para atingirem um objetivo, mas falta coragem para se arriscarem em novos projetos. Procuram por situações e relacionamentos concretos, estáveis e duradouros, mas raramente confiaM nas pessoas. De poucos amigos, gostam da família e em seu íntimo querem se casar e ter filhos ou então envelhecer ao lado de um amor sincero.Planeta regente: SaturnoCor de sorte: marromPedras de proteção pessoal: turmalina negra e ônixIncenso: benjoimMetais: chumboPlantas: carvalhos e heraAnimais: coruja, sapo e cachorro

TAÇA (21/01 a 19/02)Este é o signo da receptividade, da bondade e da comunhão. Para os ciganos a taça simboliza união espiritual e de alguma forma o cálice sagrado onde os noivos bebem vinho para selar o amor em seus rituais cerimoniais de casamento. Os nativos da “Taça” sentem grande preocupação com as necessidades alheias ou assuntos que estejam à sua volta e estão sempre dispostos a ajudar. São inteligentes, sinceros, inquietos e receptivos, porém, são independentes e querem vencer por seus próprios esforços. Gostam de ser originais em seu modo de ser e fazer as coisas. Inovam e chocam o mundo com suas atitudes diferentes. Vivem para encontrar a felicidade, apreciam a fidelidade, mas emocionalmente são instáveis.Planeta regente: UranoCor de sorte: azulPedras de proteção pessoal: amazonita e sodalitaIncenso: CanelaMetal: cobre Plantas: alecrim, flores do campo e rosasAnimais: cachorro e canário .

CAPELA (20/02 a 20/03)Este é o signo que representa a força divina, um indício de fé e religiosidade. É o local onde todos podem entrar para conectar-se com seu deus interior e assim despertar as forças do amor. Os nativos de “Capela” são emotivos, sensíveis, sonhadores, honestos e leais. Por serem muito leais e companheiros terão amigos sinceros. Pode-se dizer que este símbolo é o próprio amor encarnado. São observadores, cuidadosos e possuem uma natureza um tanto triste às vezes.A força espiritual é grandiosa e se quiser poderá despertar em si dons para a clarividência. Românticos e carinhosos podem até demorar para se apaixonarem, mas quando isso acontece demonstram um amor inabalável. Precisam ajudar para sentirem- se felizes, mas poderão ter grandes desilusões por se entregarem demais.Planeta regente: NetunoCor de sorte: violetaPedras de proteção pessoal: água-marinha, ametista e quartzo-rosaIncenso: AnizMetais: cobre e ouroPlantas: violeta, rosas cor de rosa e hortelãAnimais: peixes e cavalo-marinho

1 comentários:

Anônimo,  janeiro 23, 2009 10:53 AM  

Bom dia, muito bom o seu trabalho, mas hoje no Jornal da Globo falaram sobre a Lua e para variar, também falaram sobre o juizo (negativo) que a ciencia faz desta arte milenar e tão importante para as pessoas. Mas tudo que é importante é alvo facil para o humor então gostaria de falar aqui sobre uma página que faz um humor muito fino, muito sutil sobre Astrologia, quem curte e entende vai gostar.
http://br.geocities.com/novastrologia/

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More