quarta-feira, setembro 13, 2006

Lenda De Uma Cigana





Composição: Desconhecido

A lenda de uma cigana
Adormecida ao relento
Que perdeu a caravana
Por seguir o pensamento
Tem dias que anda pairando
Nos rumos do mundo
Tem dias que anda rolando
Nas presas do tempo
Diz a lenda que a cigana
Pelo caminho onde viera
O xaile tinha perdido
E um vagabundo o trouxera
Sacudindo o pó e as mágoas
Como se a cor acordasse
Num abraço dançou com ela
Antes que o vento a roubasse
Só o vento nos roda a saia
Só o vento nos faz dançar
Nos confunde os passos na areia
Muda o rumo às águas do mar
No silêncio mal se ouviam
Dançar descalços na areia
Numa noite quase fria
Estava a lua quase cheia
E pra rasgarem o escuro
Ou fugir à solidão
Ataram corpos cansados
Na sombra vaga do chão
Quando o sol entorna o dia
Ficara o xaile esquecido
E os passos da cigana
Já o vento tinha escondido
Ficou só o vagabundo
Resgatando uma ilusão
Com a alma amordaçada
Na palma da mão
Só o vento nos roda a saia
Só o vento nos faz dançar
Nos confunde os passos na areia
Muda o rumo às águas do mar.

Read more...

terça-feira, setembro 05, 2006

Baila Cigana!

Read more...

sexta-feira, setembro 01, 2006

Música Cigana


Desde cedo, foi reconhecido o dom dos ciganos para a música instrumental, sobretudo o violino: Iom Voicu é cigano, como também o pianista Gyorgy Cziffra. Mas não existe propriamente uma música cigana. As influências sofridas foram muitas e as melodias puramente ciganas são hoje raríssimas. Existe um estilo típico de execução, o molto rubato, que influiu sobre músicos importantes como o húngaro Franz Liszt, o alemão Johannes Brahms (ambos do século XIX) e vários outros músicos.
A influência trazida do oriente é muito forte na música e na dança cigana. A música e a dança cigana possuem influência hindu, russa, árabe, húngara, romena e espanhola. É especialmente desses três últimos países que são originários os músicos ciganos. Mas a maior influência na música e na dança cigana dos últimos séculos é sem dúvida espanhola, refletida no ritmo dos ciganos espanhóis que criaram um novo estilo baseado no flamenco. Beethoven buscou na música cigana inspiração para muitas de suas obras. Tanto a música como a dança cigana sempre exerceram fascínio sobre grandes compositores, pintores e cineastas. Há exemplos na literatura, na poesia e na música de Georges Bizet, Manuel de Falla e Carlos Saura que mostram nas suas obras muito do mistério que envolve a arte, a cultura e a trajetória desse povo.
Tanto na península Ibérica como na América hispânica, sua contribuição às artes – especialmente música, canto e dança – foram consideráveis. Destaca-se a esse respeito a música e a dança flamenca e o canto dos ciganos andaluzes.
No Brasil, apesar da presença dos ciganos desde o século XVI, eles têm pouca influência na música popular ou no folclore. Aqui, a música mais tocada e dançada pelos ciganos é a música Kaldarash, própria para dançar com acompanhamento de ritmo das mãos e dos pés e sons emitidos sem significação para efeito de acompanhamento. Essa música é repetida várias vezes enquanto as moças ciganas dançam. Alguns outros grupos de ciganos no Brasil conservam a tradicional música e dança cigana húngara, um reflexo da música do leste europeu com toda influência do violino, que é o mais tradicional símbolo da música cigana.
Ritmos ciganos:
- o ritmo baladi que vem do Egito envolve movimentos com objetos ciganos. Alguns movimentos envolvem lenços, facas e até mesmo garrafas de bebidas nas mãos;
- a Zapaderin, dança secreta das ciganas, que invoca o amor do cigano. A cigana, através da dança invoca espiritualidade a sua força;
- Manouche, Sinti, Kauderashs, todos trazem sua dança e seus belíssimos ritmos que são transformados numa única experiência artística e musical, trazendo do íntimo da mulher a sensualidade, a alegria e a beleza de sua força interior.
Portanto, os ciganos possuem diferentes tipos de música para diferentes ocasiões.

Flamenco

O cigano radicado na Andaluzia passou a ser conhecido como flamenco na Idade Média. Com o tempo, o termo passou a designar grande parte do folclore andaluz e das zonas vizinhas, especialmente a música e a dança.
Flamenco é a arte do canto e da dança própria dos ciganos espanhóis da Andaluzia, que se propagou a outras regiões da Espanha e tornou-se comum nas cidades mediterrâneas e grandes núcleos urbanos, como Madri e Barcelona. Embora seja de fundo árabe, está estreitamente ligado aos ciganos, nos quais encontrou seus verdadeiros intérpretes. A essência do flamenco é o canto, freqüentemente acompanhado de violão. Os cantos e bailes flamencos constituem arraigada tradição do povo andaluz, que neles traduz seus momentos de alegria ou tristeza, extravazando sentimentos, sempre impregnados das idéias de amor e morte. Atualmente o flamenco encontra-se bastante comercializado, fazendo parte de espetáculos teatrais.
As origens do flamenco remontam às danças e cantos pré-cristãos do sul da península Ibérica. Esse substrato nutriu-se das contribuições sucessivas de vários povos, especialmente árabes e judeus. A imigração de povos ciganos no século XV foi dando contornos definitivos a essa arte, reconhecida como tal desde o século XVIII, quando as canções ganharam letra. A partir do século XIX, os ciganos começaram a dançar e cantar profissionalmente nos cafés. Surgiu assim a figura do guitarrista, acompanhante habitual do cantaor, nome que se dá ao vocalista. O ritmo da dança e do sapateado é marcado por palmas, gritos de incentivo ou reprovação denominados jaleo, estalar de dedos e unhas (para os homens) e toque de castanhola (para as mulheres), todos componentes essenciais do espetáculo.
Contudo, o aproveitamento turístico dá a essas manifestações artísticas aspectos frequentemente menos genuínos do que aqueles que se encontram habitualmente nos ciganos.
Dos gêneros mais antigos do flamenco, como as nostálgicas cañas e soleares, derivaram formas mais modernas e jocosas. A siguiriya, de raízes ancestrais, e a saeta, lamento pela paixão de Cristo, são outras modalidades do flamenco. A partir da segunda metade do século XX, o flamenco passou a sofrer diversas influências, que as correntes tradicionais tentam evitar para não serem desvirtuadas.
O cantor José Meneses, a bailarina La Chunga e o guitarrista Manitas de Plata são artistas flamencos de destaque.

Read more...

quinta-feira, agosto 31, 2006

Outra Lenda Cigana

Segundo uma lenda cigana, após criar o homem, Deus reuniu todo os povos do mundo num lindo gramado e deu direito a cada um de escolher o que quisesse. Alguns pediram casas, outros riquezas, enquanto os ciganos nada disseram. Como recompensa, Deus lhes deu o mundo. Daí vem o lema cigano: "A terra é minha pátria, o céu, o meu teto; a liberdade, a minha religião".

Read more...

Lenda Da Criação dos Ciganos

...e, no sexto dia, Deus resolveu criar o Homem. Tomou uma poção de barro, modelou uma estátua e a colocou em um forno. Resolveu então dar um passeio pelo Jardim do Éden e acabou por se esquecer de sua obra. Quando retornou, encontrou a sua criação queimada. Surgiu assim o primeiro homem negro. Resolveu tentar de novo, mas, no meio do cozimento, abriu o forno para espiar e o resultado foi uma figura pálida, o ancestral dos homens brancos. Finalmente, criou um terceiro homem, de barro cozido, no ponto exato, no tom da amêndoa. Surgia assim o primeiro cigano. Deus ficou tão contente com essa criação que o deixou habitar livremente todos os lugares da Terra, para espalhar beleza e alegria a todos os outros povos com que habitou o planeta.

Read more...

quarta-feira, agosto 30, 2006

Lenda Cigana

Uma das lendas ciganas, diz que existia um povo que vivia nas profundezas da terra, com a obrigação de estar na escuridão, sem conhecer a liberdade e a beleza. Um dia alguém resolveu sair e ousou subir às alturas e descobriu o mundo da luz e suas belezas. Feliz, festejou, mas ao mesmo tempo ficou atormentado e preocupado em dar conta de sua lealdade para com seu povo, retornou à escuridão e contou o que aconteceu. Foi então reprovado e orientado que lá era o lugar do seu povo e dele também. Contudo, aquele fato gerou um inconformismo em todos eles e acreditando merecerem a luz e viver bem, foram aos pés de Deus e pediram a subida ao mundo dos livres, da beleza e da natureza. Deus então, preocupado em atende-los, concedeu e concordou com o pedido, determinando então, que poderiam subir à luz e viver com toda liberdade, mas não possuiriam terra e nem poder e em troca concedia-lhes o Dom da adivinhação, para que pudessem ver o futuro das pessoas e aconselha-las para o bem.

Read more...

Ponto de Umbanda do Cigano Pablo

"Eu vi um formoso Cigano
Sentado na beira do Rio
Com seus cabelos negros
E os olhos cor de anil
Quando eu me aproximava o cigano me chamou

Com seus dados nas mãos
O cigano me falou
Seus caminhos estão abertos
Na saúde, na paz e amor,
Foi se despedindo e me abençoou
Eu não sou daqui, mas vou levar saudades,
Eu sou o Cigano Pablo, lá das Três Trindades."

Read more...

CIGANOS, UM POVO ANDARILHO !

A falange cigana, que atua em nosso centro espiritualista, tem características próprias que diferem de outros bandos de ciganos. Tais diferenças constituem-se na forma de efetuar os trabalhos espirituais.
Como bem sabemos, nossa Seara é de Umbanda branca, ou seja, não são autorizados trabalhos de batuque ou magia negra. Porém, não só estes trabalhos, pratica a falange cigana. Este povo milenar teve origem na Índia antiga, havendo diversas lendas a respeito da verdadeira razão que os levou a serem andarilhos. Foram obrigados a aprender o ofício da quiromancia (leitura das mãos), astrologia e outras sabedorias esotéricas, bem como firmarem uma nova língua, o romanês, para se protegerem das perseguições da época. Em suas viagens, sempre buscando a liberdade e a paz, adquiriram respeitável sabedoria sobre as coisas da Terra. Por isso se diz, erroneamente, que são espíritos menos evoluídos porque trabalham muito mais com a matéria do que com o etéreo. Muito pelo contrário, a sabedoria cigana sempre nos surpreende trabalhando na Linha Oriental. Este povo nos limpa os chácras (centros energéticos) e revigora nosso corpo físico, usando a energia dos cristais e elementos da natureza (água, fogo, terra, flora, etc), bem como de artifícios mais palpáveis como as cartas ciganas. Pode um mentor cigano que ajuda na Umbanda vir a trabalhar na Linha Oriental, pois a energia de trabalho é a mesma - o que muda é a forma de manipular os fluídos – de vez que na Umbanda há mais uma relação material, enquanto no Oriente há um liame espiritual de energias.
A título de curiosidade, contemos uma, entre tantas lendas ciganas: ”Quando Cristo foi crucificado, o pior cravo, aquele que deveria ser enfiado em sua testa, o cigano deu um jeito de sumir com ele. Cristo, então, mesmo naquele estado de sofrimento, percebendo, sussurrou para o Cigano: - Sigam, você e seu povo, o seu destino!. Daí porque os ciganos são protegidos de doenças graves, sempre têm o que comer, mas para isso precisam estar sempre caminhando. É o destino! “

Read more...

RAÇA CIGANA - Sungré de Arael Magnovitch

Os meteoros dourados refulgem no fundo dos céus,
Rasgando o futuro da alma sempre a caminho de Deus.
A música, mágica, mística, ofusca os mais belos astros.
Sol, amor, liberdade ficam como eternos rastros.
Vem! Caminhar é preciso. O infinito é mesmo ali.
Deixe transbordar o suor. O que conta é somente a vida.
Há mais adiante um campo com água limpa e farta comida.
Foi na carta vinte e nove que tudo isto eu senti.

Nossas crianças (ciganas), são flores , donas do horizonte.
Nossas Mulheres (ciganas), rainhas. Do amor doce fonte.
Os velhos (ciganos), nossa segurança. Minas de imenso saber.
Os homens (ciganos), muralhas serenas a nos proteger.

Cresça, melhore, evolua, você que ainda é humano.
E um dia, quem sabe, poderá até chegar a ser cigano.
Viverá com nossa ciência. Sorrirá com nossa alegria.
Saberá vir antes do sol e fazer o seu próprio dia.

Siga os sentimentos puros e espalhe alegria em seu caminhar.
Siga a estrada da vida. Faça do bem seu eterno altar.
E tudo o que for de bondade, siga. Dance nossos cantos ufanos!
Siga-nos, siga-nos! Seja feliz. Siga os ciganos.

Read more...

sábado, abril 01, 2006

Cigana (Nanda Lorens)

Sobe a poeira na estrada velha
a rubra rosa mostra o caminho...
Ouve o som , Cigana!
No ventre da terra, no cheiro do mato
dança, vibra com o chão
Dança, Cigana!
Traz o universo em teus cabelos
Encanta pela força, pela feminilidade
Suaviza as durezas do caminho...
Corre, Cigana!
Vai encontrar teu destino
Vai buscar a caravana que segue ao longe
pois o som já se acabou...

Read more...

Poesia Cigana (Quahira)

Se teus olhos brilham
Se teu coração ama
Se os teus lábios cantam
Se o teu corpo dança
Se tens amor e alegria pela vida
E guarda tua liberdade como um bem maior deste mundo.
Sorria para ti mesmo,
Pois tua alma é digna.
Venha dançar conosco.

Read more...

LEVANTAOS GITANOS

(Himno de los gitanos)

He viajado por muchos caminos,
Y encontrado gitanos felices.
Decidme ¿de dónde venís
Con vuestras tiendas
Por estos caminos del destino?
Oh, gitanos,
Oh, muchachos.
Yo también tenía una gran familia,
Pero la legión negra la exterminó;
Venid conmigo, gitanos del mundo entero.
Recorramos nuevos caminos.
Ahora, levantémonos,
Ha llegado el momento de actuar.
Oh, gitanos,
Oh, muchachos.

Read more...

Bebidas ciganas

Filtro do Amor

Compre uma garrafa do melhor vinho branco. Logo em seguida, embrulhe a garrafa em tecido vermelho. Deixe-a embrulhada por duas luas cheias. É importante deixar o pacote exposto à Lua Cheia – que ele pegue as influências da Lua e do sereno... da noite de uma forma geral. Passadas as 2 luas, retira-se o pano; ele vai ser o coador da bebida. Pegue, então, dois pêssegos sem casca e sem caroço. Amasse-los e passe a polpa pelo coador, de forma que o sumo caia no vinho branco. Acrescente raspas de limão. Para servir, coloque um morango dentro de cada copo, juntamente com um pedaço (pequeno) de canela em pau. Uma outra dica é acrescentar damasco. Para ser tomado com a pessoa amada...


Chá cigano

Este chá é para ser servido quente. Ele é feito em duas etapas. Na primeira, pique de coloque nas xícaras ou copos nos quais o chá será servido, as seguintes frutas frescas:maçã, ameixa, damasco, morango, limão e uva. Ferva chá preto/ mate com cravo-da-índia, canela e casca de maçã. Para servir, o chá é colocado no copo com as frutas frescas.

Vinho cigano

Este vinho pode ser servido tanto quente como frio.

Quente
Numa panela misture vinho tinto, cravo-da-índia, canela em pau. As frutas em pedaços: maçã, abacaxi, uva, morango, cereja (pode ser ao marasquino).

Gelado
Os ingredientes são os mesmos, mas tiramos o cravo e a canela. Acrescentamos laranja e folhas de hortelã.

Champagne cigano

Essa bebida é um delicioso afrodisíaco. Mistura-se em partes iguais: champagne com cerejas picadas e guaraná – refrigerante. É servido gelado.

Read more...

Frutas no altar cigano

As frutas deixadas no altar cigano são de significação impar para as pessoas e a casa per se. Essas frutas alimentam o espírito doméstico. Elas são:
maçã: força feminina -> à força, sabedoria e amor da casa;
-pêra: força masculina -> à trabalho e saúde da casa;
-uvas: prosperidade da casa;
-romã: espiritualidade da casa.
As frutas também podem ser oferendas: sempre aos seus antepassados. Elas são um pedido de riqueza pessoal: fartura, alegria, prosperidade material, saúde e espiritualidade. Sempre que deixar as frutas, acenda alguma forma de fogo, pois ele representa o espírito dos antigos, para os ciganos.

Read more...

Encantamentos ciganos com frutas

Maçã da Prosperidade

Espete numa maçã cravos-da-índia. Tem de cobrir todo a superfície da fruta. Enquanto se procede, visualize os seus pedidos de prosperidade, fertilidade e riquezas. Essa maçã tem poder atrativo. Deve-se, porém, retirar a "pimentinha" da cabeça do cravo.
Uma curiosidade sobre a maçã: quando a cortamos para encantamentos/simpatias, o sentido do corte é de extrema importância para o resultado: horizontal, para prosperidade; vertical, para sentimentos.

Coco calmante

O coco verde é usado para acalmar pessoas de temperamento forte. Abre-se uma tampa nele e serve-se a água – não toda – para a pessoa que está agitada ou de humor "complicado". A água restante fica dentro do coco, no qual colocamos um pedaço de papel com o nome da pessoa e selamos a tampa com cera de vela. O coco deve ser pendurado pela casa.

Limão Neutralizador

Para neutralizar energias negativas/ desarmônicas, cruza-se dois pregos em um limão e pendura-se na casa. Se o problema for pessoas com energias negativas ou pessoas que precisam ser neutralizadas por quaisquer razões, escreva o nome da pessoa e finque o papel com os pregos dentro do limão e pendure. Esse limão tende a apodrecer muito rápido. Dispense o limão ruim e troque sempre que necessário.

Melão da Riqueza

Pegue um melão e abra-o, tirando uma tampa. Limpe-o, enterrando as sementes. Dentro da fruta oca (só com a polpa), colocamos um papel com todos os pedidos de prosperidade e riqueza. Junto, colocamos 21 moedas. Para terminar, preencha o resto da fruta com açúcar cristal. Feche a tampa do melão, selando com cera de vela. Num local ligado à Natureza, acenda 6 velas coloridas (não use vela preta!) em forma de um hexagrama Y - o melão no meio . Quando as velas se consumirem, leve o melão para uma árvore e antes de deixa-lo, coloque um pano verde sob ele.


Obs: uma questão a se ter atenção é que sempre que preparamos esses encantamentos, devemos respeito à Natureza que nos proporcionou esses frutos e aos próprios. Então, sempre converse com a fruta, explicando para ela que será parte de uma transformação (transformação do mana – liberação de energia) e deixe clara sua gratidão. Outra coisa é em relação com a dispensa das frutas já usadas: sempre as deixe na Natureza: perto de árvores, em rios ou enterre-as. Durante a execução de um encantamento, é sempre recomendável que se morda ou coma um pedaço da fruta (ou frutas) usada e também que a passe embaixo da língua, pois lá se encontra um ponto de energia. Não podemos esquecer que somos parte do mesmo Organismo e devemos respeitá-lo e preservá-lo. Manter o nosso meio em equilíbrio é um grande trabalho mágico!

Read more...

FRUTAS CIGANAS por Albino Granada


Abacate

Ativa o racional e a inteligência (devido à sua cor);
Eficaz contra a caspa e a queda de cabelos: esfregue a polpa no couro cabeludo.

Abacaxi

Energético e refrescante;
Ativa a confiança/ auto-confiança.

Ameixa

Representa o seio feminino: amor materno, poder feminino, doador da vida; Expressa as qualidades maternais;
Pratos em ameixa são oferecidos às parturientes;
Semente: representa o desapego ao lado material; eficaz contra o reumatismo e controle de vias respiratórias.

Banana

Representação do falo: poder masculino;
Usado em simpatias/ feitiços de amor pelos homens;
Recuperação de energia masculina;
Ativa a firmeza e a energia;
Eficaz para tratamento de obesidade, renal e enxaqueca.

Caqui

Afrodisíaco para homens;
Umidade da polpa da fruta está ligada ao suco vaginal;
Eficaz no tratamento de hepatite e tuberculose.

Cereja

Fruta do amor erótico, da volúpia;
Depura o sangue durante a menstruação.

Coco

Atrai paz e saúde (pela cor branca da polpa e verde da casca);
Calmante.

Figo

Ligado à elevação espiritual;
Amor universal;
Transcendência;
Eficaz no tratamento de bronquite, escarlatina e problemas de uretra (podendo ser ministrado até para animais).

Laranja

Ativa o raciocínio;
Revigorante;
Eficaz no tratamento de sinusite, laringite, faringite e dores de cabeça.

Limão

Pela sua forma circular e a cor verde, está ligado à saúde;
Purificador e neutralizador;
Eficaz contra todas as doenças.

Mamão

Representa o útero;
Desperta a sensibilidade masculina;
Regulador do intestino.

Morango

Representa o coração;
Felicidade e amor;
Ativa a energia sexual.

Maçã

Conhecimento espiritual;
Sabedoria e intelecto;
Calmante;
Eficaz no tratamento de anemia, brônquios, insuficiência hepática.

Maracujá

Atua no sistema nervoso;
Traz clareza de raciocínio;
Trata da insônia.

Melão

Símbolo do renascimento;
Força física;
Deve ser sempre ingerido sozinho.

Pêra

Associada ao útero;
Ativa a criatividade;
Também relacionada à energia sexual.

Uva

Fruta: poder da consciência;
Chá: fertilidade;
Ingerida pela mulher em rituais;
Relacionada ao sêmen masculino.

Read more...
Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More