sexta-feira, janeiro 18, 2008

Nossa Senhora do Sorriso - UMA LENDA CIGANA



A devoção à Nossa Senhora da Paz teve início no século XI, na cidade de Toledo, antiga capital da Espanha. Esta cidade foi evangelizada no início da era Cristã, sendo um dos maiores centros religiosos da antiga Europa onde foi construída uma célebre Catedral dedicada à Virgem Maria, muito venerada pelo povo, pois dizem que ali a Mãe Santíssima com o menino Jesus nos braços apareceu a Santo Hidelfonso.

Nesta época, a cidade era habitada por ciganos de origem moura. E embora houvesse um tratado de paz assinado entre o rei espanhol e eles, os espanhóis inconformados com as normas deste tratado resolveram durante a noite com homens armados expulsar todos os ciganos daquela cidade. Só que a notícia da expulsão vazou, e os ciganos souberam antes... Que na noite seguinte, seriam expulsos dali... Precisavam fazer alguma coisa... Tiveram então singular idéia... Cheios de tristeza saíram pelas ruas em procissão, velas e terços na mão, andor com uma estátua da Virgem, vestidos de negro, levando avós e filhos... Pediam à Nossa Senhora que abrandasse o coração daqueles que os tomavam por seus inimigos. Eles eram pessoas de fé!

O milagre então aconteceu! Os espanhóis estavam armados, dispostos a expulsar a todos dali, foram preparados para enfrentar resistência, e o que viam? Um povo entre lágrimas, mães segurando crianças, homens amparando velhos, todos rezavam com fervor... Que importava então se eram ciganos, misturados com a raça dos mouros, hereges e anárquicos? Ali se via apenas um povo sofredor! A fé não era a mesma? Os ciganos também eram filhos de Deus! Ante o poder do andor da Virgem, baixaram as armas, tiraram os chapéus e se uniram aos ciganos na procissão que eles faziam. A ira dos espanhóis tornou-se benevolência e a tristeza dos ciganos transformou-se em alegria. Os dois povos se juntaram e o cortejo entrou triunfante na cidade e dirigiu-se à Catedral. Renderam graças a Virgem Maria por haver trazido a paz, na cidade de Toledo. Neste momento a imagem de Nossa Senhora começou a sorrir, e afim de perpetuar esta graça tão singular, foi instituída a festa de Nossa Senhora da Paz no dia 9 de julho. Não se sabe se os ciganos tiveram a ver ou não com o sorriso da estátua, mas ele aconteceu... Em Toledo, até hoje, Nossa Senhora da Paz é chamada de Nossa Senhora do Sorriso, e é sempre invocada quando existe discórdia, divisões, e desentendimentos entre as pessoas.

2 comentários:

Unknown dezembro 13, 2009 3:29 PM  

A lenda é muito bonita! Gostaria de saber onde posso encontrar uma imagem desta santa do sorriso, muitas vezes chama de "Mãe de Deus".

Anônimo,  março 29, 2012 4:25 PM  

Lenda ou Verdade?
Acredito ser verdadeiro o fato da
imagem aparecer sorrindo.A fé , é uma fonte que envolve mistérios inusitados.Meu avô era de Toledo, era gitano, sempre falava no mistério de Toledo. Tenho vontade de obter a imagem de Nossa Senhora do Sorriso.´Parabéns pelo blog.

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More